da ciência, ou estaríamos condenados a assistir, sem qualquer tipo de reação ou repulsa, a vigência da máxima contida no “Príncipe” de Maquiavel, segundo a qual “ os fins justificam os meios” ?
Na pesquisa científica moderna, em função das razões acima expostas, surgiu a Bioética, que de uma maneira bastante abrangente, poderia ser definida como sendo a “ética da vida”, numa clara evolução ao conceito clássico grego de Hipócrates, quando define o chamado “código de ética médica”.
No limite, se ampliarmos o novo conceito ao campo da filosofia moral, encontraremos alguns autores que chegam a definir a Bioética, como sendo a ética aplicada aos atos de um determinado ser humano, que estabelecem reflexos irreversíveis, num outro ser humanos, ou até mesmo em qualquer outro ser vivo.
O termo Bioética foi cunhado pelo cientista norte-americano Van Potter, numa época em ( 1.971 ) que começaram a proliferar algumas críticas, bastante contundentes, à utilização, indiscriminada e sem qualquer critério, de cobaias em experiências científicas.
No Brasil podemos detectar que o tema já conta com uma razoável produção intelectual, a partir do início dos anos 90, cuja aplicação encontra-se hoje basicamente restrita aos grandes centros de pesquisas com células troncos e genomas, como o Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro.
Em 2005 foi publica pela UNESCO, a chamada “Declaração Universal da Bioética e Direitos Humanos” , que teve uma destacada participação do Rotary, em especial de companheiros médicos rotarianos. Conforme todos nós sabemos, o Rotary é a única organização civil, não governamental, que tem assento permanente na ONU e que se preocupa com a difusão, propagação e aplicação de princípios éticos nas relações sociais, familiares, profissionais e nos negócios.
Viúvo de Paulinha Abelha denuncia perfil fake nas redes sociais: 'Aos
poucos estou tentando distrair a mente'
-
Viúvo da cantora de forró Paulinha Abelha, Clevinho Santos usou as redes
sociais para fazer um apelo. Segundo ele, seu nome está sendo usado em um
perfil...
Há 3 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário